terça-feira, 18 de setembro de 2012

|AGENDE-SE| Ciclo de Conversas sobre Arte


Ciclo de Conversas sobre Arte discute confluências na obra de Jorge Amado 

As representações na contemporaneidade e a afinidade do autor baiano com outras linguagens artísticas são temas do evento no Cinema do MAM-BA

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) realiza, nesta sexta-feira (21/09), mais um encontro do Ciclo de Conversas sobre Arte, com a professora Adriana Pucci. O evento integra a programação educativa da mostra Jorge Amado e Universal – em cartaz até 14 de outubro – e acontece no Cinema do MAM, às 15h, com o tema Conversas ilustradas com a obra de Jorge Amado: confluências entre o verbal e o visual. No mesmo dia, o público pode participar da oficina teórico-prática no Galpão das Oficinas do MAM-BA, que vai proporcionar a criação de ilustrações das obras do escritor baiano a partir de uma perspectiva do século XXI.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no blog http://bahiamam.org/.

Durante o Ciclo, os participantes são incentivados a pensar a obra de Jorge Amado, suas representações na contemporaneidade e a afinidade com outras linguagens artísticas. O projeto faz parte do programa Inter.mediações, realizado pelo Núcleo de Arte Educação do MAM-BA (NAE). “A proposta do ciclo é extraordinária pelo fato de poder ressignificar Jorge Amado em tempo presente, diante de um estatuto dele estar vivo hoje como pensamento nos seus diálogos abertos com a arte contemporânea”, afirma a pesquisadora, crítica e curadora Christine Mello, que foi a convidada do segundo encontro.

Além do ciclo, o MAM-BA realiza extensa programação educativa para a mostra Jorge Amado e Universal. Desenvolvidas pelo NAE, as atividades gratuitas são oferecidas a diferentes públicos durante os três meses de exposição. Confira a programação completa no blog (http://bahiamam.org/?p=5330).

Sobre a palestrante – Adriana Pucci tem mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Linguística Aplicada pelo LAEL da PUCSP. Participou do programa “Contatos com a Arte”, desenvolvido pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, como Educadora Formadora convidada. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de enunciados concretos, linguística, análise dialógica do discurso, artes e formação de professores, autoria e psicopedagogia.

Confira a programação completa do Ciclo de Conversas sobre Arte:

Conversas ilustradas com a obra de Jorge Amado: confluências entre o verbal e o visual
Convidada: Adriana Pucci
Data: 21/09
Horário: 14h30min às 18h30min
Local: Cinema do MAM e Galpão das Oficinas

Leituras sobre arte contemporânea na Bahia
Convidada: Priscila Lolata
Dia: 28/09
Horário: 15h às 17h
Local: Cinema do MAM

Diálogos entre a literatura e as artes visuais nos espaços de aprendizagem
Convidado: Milena Brito
Dia: 05/10
Horário: 15h às 17h
Local: Cinema do MAM

Gratuito
End: Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão
Informações: (71) 3117 6139 | www.mam.ba.gov.br | bahiamam.org

Nenhum comentário: