domingo, 10 de abril de 2011

SEGUNDA: ORQUESTRA CASTRO ALVES

ORQUESTRA CASTRO ALVES REALIZA PRIMEIRO CONCERTO DA TEMPORADA 2011
Da ópera de Carmen a Harry Potter, diversidade marca concerto de orquestra infanto-juvenil formada pelo NEOJIBA, nesta segunda-feira (11), na Sala do Coro do TCA

Rememorar a história secular da cigana Carmen, através da Canção dos Toreadores, parte da famosa ópera do compositor francês George Bizet (1838 – 1875) e se contagiar com a trilha mágica de John Williams, para o filme Harry Potter, conduzido pela sonoridade e empolgação de uma orquestra juvenil. Esta é a experiência que o público poderá vivenciar no primeiro concerto da temporada 2011 da Orquestra Castro Alves (OCA), formada pelo NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que acontece nesta segunda-feira (11), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.
Além das obras de Bizet e Williams, a plateia irá conferir a vibração de jovens músicos executando obras já conhecidas do repertório da OCA, como Gypsy Overture, de Merle J. Isaac, e Chamambo, de Manuel Artés. A grande novidade será a apresentação de composições de nível mais avançado, normalmente executadas pela Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, primeira orquestra formada pelo NEOJIBA. Entre as peças, destaque para aMarcha Eslava, de Piotr I. Tchaikovsky, além de Batuque, de Lorenzo Fernandez, , e Danzón n.2, de Arturo Marquez. “Preparamos um repertório para contagiar todos os públicos. Tanto os mais jovens ou adultos, quem já aprecia música de orquestra, ou quem está iniciando neste universo”, afirma o jovem Yuri Azevedo, regente da OCA. Como uma ação que reforça a política de formação de novos públicos, a entrada para o concerto é gratuita. No dia 13 (quarta-feira) a OCA volta a se apresentar, desta vez no Cine Teatro Solar Boa Vista, em Brotas, também com entrada franca.
Criada em novembro de 2009, a Orquestra Castro Alves é a segunda orquestra formada pelo NEOJIBA. Composta atualmente por cerca de 60 crianças entre 8 e 18 anos de idade, a OCA está em constante atividade sob a supervisão de Ricardo Castro e a orientação de Aline Falcão e dos monitores e gestores atuantes na Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J).
A orquestra já realizou várias apresentações públicas, como na Sala Principal e na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, na Igreja da Vitória, Obras Sociais Irmã Dulce, Convento do Carmo, Colégio Anchieta, Biblioteca dos Barris, em Candeias, dentre outros. Seu regente titular é o jovem Yuri Azevedo, percussionista da J2J.

O quê: Concerto de abertura da temporada 2011 da Orquestra Castro Alves (OCA)
Data: 11 de abril
Horário: 20h
Local: Sala do Coro
Entrada Franca

Nenhum comentário: