segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ESTRÉIA: Luz Negra


Uma tentativa desesperada de compreender a crueldade e a insensibilidade dos homens é a tônica da peça “Luz Negra”, texto premiado do dramaturgo salvadorenho Alvaro Menen Desleal (1931-2000), encenado em dezenas de países e em vários idiomas, desde a sua estreia em 1964. Uma nova montagem desse relato fantástico, sob a direção de Rino Carvalho e com os atores Caica Alves, Evelin Buchegger e Leonardo Mineiro, estreia no próximo dia 28, quinta-feira, no Teatro do Movimento (Escola de Dança da UFBA, em Ondina), e ficará em cartaz até 30 de outubro, às quintas, sextas e sábados, às 20 horas. Em novembro, o espetáculo será levado ao Portela Café (Parque Cruz Aguiar, no Rio Vermelho), às quintas e sextas, no mesmo horário. Ingressos R$ 20,00 (inteira).
“Luz Negra” é um espetáculo de visual e sensibilidade incomuns.  Em cena, duas cabeças decepadas dos seus corpos – razão e emoção – gritam em praça pública a palavra “amor”. Mas elas não gritam para os políticos que legitimam o seu degolamento, e sim para o fundo do coração do homem comum. O contista e dramaturgo Alvaro Menen Desleal fez parte da chamada “geração comprometida” de El Salvador. “Luz Negra” poderia ser apenas o desejo de liberdade ou de justiça, mas o autor foi além, e fala de um mundo individualista, globalizado e paradoxal,  onde, nas fronteiras abertas para todos os lados, a emoção é considerada uma pedra no caminho.
A montagem baiana reúne artistas com trabalhos consagrados pelo público e pela crítica. Rino Carvalho dirigiu entre outras peças “Esperando Godot” e “Extraordinárias Maneiras de Amar”. O ator Caica Alves fez “Murmúrios, “Divinas Palavras” e “Esperando Godot”, dentre outras. Evelin Buchegger tem um amplo currículo onde estão “Divinas Palavras”, “Boca de Ouro”, “Um Bonde Chamado Desejo” e “Alvoroço”.
QUINTAS - SEXTAS E SÁBADOS DE OUTUBRO ÀS 20h | ESCOLA DE DANÇA DA UFBA (ONDINA)
QUINTAS e SEXTAS DE NOVEMBRO ÀS 20H | PORTELA CAFÉ (RIO VERMELHO)
INGRESSOS: 20,00 (INTEIRO) - 10,00 (MEIA)

Ficha técnica
Texto
Álvaro Menen Desleal 
Adaptação de texto
Caíca Alves 
Rino Carvalho


Elenco
Caíca Alves
Evelin Buchegger
Leonardo Mineiro


Direção
Rino Carvalho

Cenografia
Euro Pires

Luz
Irma Vidal

Som
Sil Partucci 
Alan Carvalho


Maquiagem
Marie Thauront

Conceito gráfico
Sil Patrucci

Cenotécnica
Nahuel de Renzo
Rafael Bruno
Antônio Carlos (Tozinho)
Dion


Operação de luz
Tiê Valente

Operação de som
Thiago Silva

Fotografias
Ricardo Prado

Contraregras
Thiago Silva
Tiê Valente


Assessoria de imprensa
João Saldanha

Mídias Sociais
Bárbara Gesteira
Laís Almeida


Receptivo
Laís Almeida

Produção Executiva
Gabriela Rocha

Assistente de Produção
Marcelle Pamponet

Supervisão de Produção
Selma Santos

Nenhum comentário: