domingo, 8 de novembro de 2009

Tânia Tôko apresenta espetáculo Nú Buzú


Retratar o cotidiano das pessoas que utilizam o transporte público para ir e vir. Esse é o objetivo do espetáculo Nú Buzú, que será apresentado no Largo Pedro Archanjo, dia 16 de novembro às 20h. Quarta montagem do projeto “O Negro Na Cena”, que tem como principal idealizadora a atriz Tânia Tôko (Ó Paí Ó), Nú Buzú faz parte da programação do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O espetáculo conta com humor a história de duas mulheres que travam um diálogo durante um percurso do ônibus. Tendo como foco a solidão das pessoas que buscam o apoio e o conselho de desconhecidos em viagens urbanas, Nú Buzú dá um toque cômico à falta de contato com o outro que, segundo a autora, caracteriza o caos da vida moderna.
Para Tânia, o espetáculo não deixa de ser baseado em experiências pessoais, pois foi nesse ir e vir da vida urbana e dos compromissos diários que ela realizou suas observações. “Enquanto artista, foi nas minhas idas e vindas dentro dos ônibus que eu percebi como este era um universo rico para se observar as relações humanas”, afirma. Nú Buzú, primeiro trabalho profissional de Tânia como dramaturga, busca também alertar a população, com humor e de maneira descontraída, para os riscos da falta de contato humano que existe hoje em dia. “Eu acho que atualmente as pessoas vivem muito sozinhas. Acho perigosa essa coisa do contato apenas através de Orkut, MSN… As pessoas precisam olhar no olho do outro, amar mais o próximo. Minha intenção com o Buzú é falar disso, dessa carência de amor”, afirma ela.
Tânia, que é graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, conta que a arte-educação sempre fez parte da sua vida. “Com 13 anos eu já ensinava. Dava banca em casa para a galera lá da Cidade Baixa. O meu gosto por dar aula aflorou junto com o meu lado artístico”, diz Tânia. Ela idealizou o Projeto “O Negro Na Cena” há 10 anos, com a finalidade de incluir efetivamente o artista negro no mercado de trabalho e construir, através de pesquisas, uma dramaturgia onde o ator negro e a personagem negra estejam também incluídos.
O elenco de Nú Buzú conta também com a participação de Meire Margarete, que vive na trama a cristã Márcia Regina e do ator Lyu Árison, que também contracenou com Tânia em Ó Paí Ó, no papel do travesti Yolanda. Lyu representa o homossexual Babadinho Quevara, responsável por dar um toque de humor ao espetáculo.

SERVIÇO:
Espetáculo Nú Buzú
Quando: 16 de novembro, 20h
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho
Quanto: Gratuito
Fonte: http://www.pelourinho.ba.gov.br

Nenhum comentário: