Google+ Followers

quarta-feira, 20 de maio de 2009

“QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA”

Saber comunicar com inteligência e eficácia pode ser determinante para a conquista e a manutenção do emprego. Em quase todas as atividades cotidianas nós utilizamos a linguagem verbal (sonoridade das palavras) e corporal (gestos, posturas, sinais e símbolos) para que a comunicação seja entendida pelos receptores. Aprimorando a comunicação você adquire novas habilidades e competências profissionais: dar aulas, fazer palestras, atender, vender, negociar e liderar equipes. Na vida pessoal você melhora o relacionamento familiar, estimula a criatividade, eleva a autoestima, tornando-se mais atraente e admirado pelos amigos.
David Ogilvy, um dos maiores publicitários do mundo, afirmou: “comunicação não é o que nós falamos, mas o que as pessoas entendem”. Treinar, treinar e treinar! Você pode ler os melhores livros sobre oratória e comunicação verbal, porém, somente o treino será capaz de lhe proporcionar a segurança necessária para falar em público, em reuniões e demais situações do dia a dia. Relacionamos alguns exercícios para você praticar, levando em consideração os seus objetivos profissionais e a sua personalidade:
*Aprenda com os telejornais.
Grave os telejornais das principais emissoras e analise os detalhes: 1. Expressões faciais, gestos, posturas e olhares dos apresentadores, repórteres e entrevistados, diante das câmeras, que representam os telespectadores; 2. Volume, ritmo e inflexão da voz; 3. A clareza e objetividade da comunicação; 4. Uso dos recursos visuais e como eles complementam o que está sendo dito através da voz; 5. Como os apresentadores e repórteres se vestem e combinam as cores das roupas com as cores do cenário, penteado dos cabelos, maquiagem, iluminação e demais recursos; *Faça algumas adaptações e torne a sua comunicação interpessoal mais clara, objetiva e atraente. Como ler mais e melhor Para falar melhor, você necessita ampliar o seu vocabulário. Relacionamos algumas sugestões para estimular a sua leitura: · Dê preferência aos horários em que você estiver mais descansado e com maior capacidade de concentração; · Escolha um local confortável, boa iluminação e o maior silêncio possível (algumas pessoas conseguem ler com fundo musical); · Ao ler grande quantidade de páginas, faça uma primeira leitura de maneira superficial, assinalando os temas mais importantes. Em seguida, leia com mais atenção os temas escolhidos; · Assinale as palavras que não compreendeu, para posterior consulta ao dicionário. Concentre nas frases e no sentido mais amplo do texto; · Faça com que os seus olhos se movam constantemente para frente e evite que os mesmos retrocedam na leitura. Prossiga, mesmo que não tenha compreendido algumas palavras. Lá na frente entenderá o contexto em que elas foram empregadas; · Caso tenha filhos pequenos, leia estorinhas infantis, valorizando o tom de voz, o ritmo e volumes adequados. · Se você não tem hábito de leitura, seja persistente e não desanime; Melhorando a comunicação verbal e por escrito, desenvolvendo habilidades e competências que estejam em sintonia com a realidade do mercado de trabalho você terá mais chances de conquistar um novo emprego.
Fonte: www.ibahia.com
Copiem essas dicas e colem no seu mural de informações ou fotos (rs), exercitem diariamente e percebam como a comunicação bem trabalhada flui naturalmente e provoca bons resultados. EXPERIMENTE!

Nenhum comentário: