quinta-feira, 25 de julho de 2013

|SEXTA| MAM-BA recebe crianças para debate sobre Salvador e infância

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) sedia no dia 26 de julho, às 15h, o debate Papo de Gente Miúda – É aqui que você mora, sobre a relação entre a cidade de Salvador e a infância. Apesar do assunto de “gente grande”, são os pequenos que opinam sobre a cidade em que moram, seus diferentes aspectos e as expectativas para o futuro. O evento acontece no Cinema do MAM, com entrada gratuita.
Mediado pelo geógrafo Marcelo Faria, o encontro contará com a participação de cinco crianças e pré-adolescentes, de 11 a 13 anos, já conhecidas pelo MAM ou indicadas pelos próprios pequenos. Os debatedores mirins vão colocar em pauta suas formas de se relacionar com Salvador. A discussão tem o objetivo de despertar o olhar crítico do público para uma visão de mudanças na capital baiana.
“O direito à cidade é uma condição para o exercício pleno da cidadania. Ouvir o que pensam as crianças sobre a cidade e o que esperam dela é fundamental, assim como fazê-los pensar sobre o que a cidade espera deles como cidadãos para a construção de um futuro mais justo, democrático e ambientalmente sustentável”, afirma Marcelo.
O Papo de Gente Miúda faz parte da programação educativa da Mostra Esquizópolis, que reúne os premiados dos Salões de Artes Visuais da Bahia de 2012, combinando suas obras a um recorte do acervo do MAM-BA. Como proposta curatorial, a mostra busca uma análise crítica sobre o processo de desenvolvimento urbano e humano das cidades.
Marcelo Faria é mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), onde atua na área de Metodologia do Ensino de Geografia, ele desenvolve pesquisas nas áreas de epistemologia da geografia. Desde a graduação, tem tido interesse na questão do direito à cidade, que considera um aspecto central do exercício da cidadania.
Papo de Gente Miúda – É aqui que você mora
Mediação: Marcelo Faria
Convidados: Yasmin Souza, Ítalo Parras, Luiza Souto, Luzia Suarez e Daniel Souza
Quando: 26 de julho (sexta-feira), às 15h
Onde: Cinema do MAM-BA
Gratuito

Nenhum comentário: