segunda-feira, 1 de julho de 2013

|SALVE 2 DE JULHO| Independência da Bahia

Para celebrar os 190 anos da Independência da Bahia [2 de julho de 1823], Salvador ganhará um novo presente em 2013, além dos tradicionais festejos: o espetáculo “Dois de julho – A Ópera da Independência”. Com direção de Paulo Dourado e patrocínio da Bahiatursa, a peça musical será encenada gratuitamente no próprio dia 2, às 18h30, num palco montado no Terreiro de Jesus. Em seguida, haverá mais duas apresentações no fim de semana, dias 5 e 6 de julho (sexta e sábado), também às 18h30. O cantor Gerônimo assina a trilha sonora original e participa também da execução das músicas no palco, junto com sua banda e com as cantoras convidadas Lia Chaves e Morgana D’Ávila.
Teatro Popular Contemporâneo
“Dois de Julho – A Ópera da Independência” será encenada com base em experiências anteriores bem sucedidas em teatro épico popular. Essa comunicabilidade com o grande público se dá a partir da associação entre os aspectos didáticos de episódios históricos e uma teatralidade contemporânea e envolvente. O projeto Teatro Popular Contemporâneo (Teatros do Tempo) já encenou: “A Conspiração dos Alfaiates” (1992), “Canudos” (1993), “Lídia de Oxum” (1995), “Rei Brasil” (2000), “Búzios – Conspiração dos Alfaiates” (2011) e “A Paixão de Cristo” (2011, 2012 e 2013).
Data histórica nacional
No último dia 5 de junho, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei que inclui o 2 de julho como data histórica do calendário de efemérides nacionais. O Projeto de Lei que originou a lei número 12.819 é de autoria da deputada baiana Alice Portugal.
Homenagem
O espetáculo “Dois de Julho – A Ópera da Independência” fará uma homenagem, na figura do historiador Luis Henrique Dias Tavares, a todos os historiadores baianos que sempre contribuíram para a apuração dos fatos e para a conservação da vida da História da Bahia.
Fundação 2 de Julho
A Fundação 2 de Julho foi criada em 22 de dezembro de 1976. Entre os princípios que norteiam a sua missão estão o fortalecimento de uma sociedade democrática e a preservação e a expansão do patrimônio cultural como um bem do povo. Assim como a Fundação Gregório de Mattos, a Fundação 2 de Julho também é apoiadora do espetáculo “Dois de Julho – A Ópera da Independência”.
Serviço:
Espetáculo musical Dois de Julho – A Ópera da Independência
Data – 02, 05 e 06 de julho (terça, sexta e sábado)
Horário - 18h30
Local – Terreiro de Jesus
Duração – 1h15min
Entrada Franca

---------------------------------------------------------------------------------
Grupo Instrumental Janela Brasileira
Em ‘Sarau de 20 anos’
na programação cultural do 'Dois de Julho'
Convidadas: Belpa, Lia Chaves e Noeme Bastos
Dia 03 de julho de 2013
Quarta-feira, às 18 horas

Praça Dois de Julho
Campo Grande, Salvador - BA
Entrada: Livre

Nenhum comentário: