sexta-feira, 23 de novembro de 2012

|LANE QUINTO| Cantando e Contando CARTOLA



A arte de um dos mais importantes compositores brasileiros, Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980) será mais uma vez apreciada na voz da intérprete e pesquisadora Lane Quinto, que se apresenta em 24/11 e 01/12, às 20 horas, no Ciranda Café Cultura e Artes, e nos dias 6 e 13/12, também às 20 horas, no Teatro SESI, ambos no Rio Vermelho.
Após realizar, em 2011, elogiadas apresentações no Espaço Cultural Praia dos Livros (Porto da Barra), Casa da Música (Itapuã), X Bienal do Livro (Centro de Convenções de Salvador) e no próprio Ciranda Café, Cultura & Artes, Lane Quinto dá continuidade ao Projeto Cantando e Contando CARTOLA, no qual as músicas, as letras, a poesia e a história do mestre serão cantados e contados de forma intimista e interativa.
Influenciada pelo legado de Cartola, Lane passou a estudar a vida e a obra deste cantor, compositor, instrumentista, intérprete e poeta. E, em parceria com os músicos Daniel Santana (violão, escaleta e direção musical), Levy Maia (flauta e saxofone) e Nielton Marinho (percussão e percuteria), estudiosos de grandes compositores e intérpretes do choro e samba, compôs o Show para divulgar a obra deixada por ele.
O Projeto Cantando e Contando CARTOLA foi elaborado com o intuito de levar ao público de todas as idades a histórica carreira de um músico popular brasileiro de fundamental importância para a nossa cultura. Angenor de Oliveira, o Cartola, ficou conhecido no início da carreira, por ser um dos principais fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, escolher as cores verde e rosa, tornar-se o primeiro mestre de harmonia desta escola, e ainda, compor o samba para sua Mangueira sair no primeiro desfile de Escolas de Samba do Brasil, ocorrido no Rio de Janeiro, tornando-se campeã. Como se não bastasse, ao longo dos seus 72 anos, Cartola construiu um legado musical de valor inestimável ao compor pérolas musicais desse gênero que melhor representa a nossa cultura e brasilidade: o samba.
24/11 e 01/12 Ciranda Café Cultura e Artes
20:00h - Couvert: 15,00
(Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho)

Nenhum comentário: