segunda-feira, 7 de novembro de 2011

|SÁBADO| Carlos Barros e Vércia Gonçalvez

Carlos Barros e Vércia Gonçalvez
Show Duas Marés
12 de novembro de 2011 
As marés são movimentos das águas do mar orientados pela força da lua. Elas sobem e descem fazendo com que percebamos o mar com a sua vida própria. Iemanjá é a Senhora das águas. Oxóssi é regido pela lua. E nesta história toda, Oyá-Iansã dança com seus ventos no território da lua e agitando os mares.
Vércia Gonçalves e Carlos Barros se conhecem há mais de dez anos e suas trajetórias seguem fluxos bem particulares. Vércia começou sua carreira em 2001, ao lado de Carlos Barros e Déia Ribeiro no coletivo cultural Bando de Uns, centrado em vozes e arranjos minimalistas de violões e percussões. Saiu da Baía, transitou pelo samba-de-roda e pelas tradições mais populares da música brasileira, ampliando as utilizações de sua bela voz de contralto e encantando ouvintes atentos ao novo.
Carlos Barros começou a cantar em 1997 e, no Bando de Uns, pôde experimentar vários momentos de prazer e aprendizado ao lado de Vércia. Gravou o primeiro disco em 2009 – Cantiga vem do Céu – em que construiu um discurso sobre a identidade brasileira na música popular através das matrizes baiana e carioca.
Hoje, de volta à cidade da Baía, Vércia Gonçalves traça seu caminho ampliando seus horizontes estéticos ainda mais e buscando sonoridades e cores de fortes matizes para aplicar ao seu canto. Carlos Barros conclui o ciclo de Cantiga vem do Céu com o DVD recentemente gravado e aponta para novos projetos de carreira.
Os dois intérpretes, resolvendo comemorar dez anos de amizade pessoal e musical, agora se reúnem para trocar energias de suas marés.
Luas pessoais.
Orixás pessoais.
Caminhos pessoais. 
Baianos e universais, Vércia Gonçalves e Carlos Barros trazem para o público uma reunião de canções que formam suas trajetórias e releituras para obras que compõem a riqueza da música popular brasileira, neste espetáculo intitulado DUAS MARÉS.
Como dizia Caymmi: o Mar quando quebra na praia é bonito...

Carlos Barros e Vércia Gonçalvez - Show Duas Marés
12 de novembro de 2011 (Sábado)
Bêco da Rosália 
(Em frente à Biblioteca Pública dos Barris), 20 horas.Ingressos Populares: R$5,00

Nenhum comentário: