quinta-feira, 21 de julho de 2011

|LANÇAMENTO| CD Viola de Arame


Julio Caldas, Cássio Nobre e Ricardo Hardmann
lançam o CD Viola de Arame, nesta sexta, dia 22

Nome sugestivo para batizar um CD, Viola de arame se propõe a explorar a potência sonora e as múltiplas possibilidades de afinação desse antigo instrumento de cordas, mais conhecido, hoje, por viola caipira. À frente, os multi-instrumentistas Júlio Caldas, Cassio Nobre e Ricardo Hardmann que, nesse projeto, passeiam por estilos tradicionais, como samba de viola, pagode de viola, baiões e choros, e por fusões inusitadas. Contemplado pelo Fundo de Cultura da Bahia, o disco será lançado no próximo dia 22 de julho (sexta-feira), às 19h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping.

No show de lançamento do CD Viola de Arame, a viola de 10 cordas é a principal atração. Em clima de baião de viola, ponteios, modas, choros, folia de reis e fusões surpreendentes, o disco é conduzido pela viola que, por sua vez, leva a música para um ambiente experimental e moderno, a partir de releituras e composições da dupla de violeiros, Julio Caldas e Cássio Nobre. Os temas Cortado de palma (que ficou entre as finalistas do Festival de Música da Radio Educadora/2010) e  Arame farpado (entre as 50 classificadas da edição 2011 do citado festival) são alguns do repertório.

Mais antigo instrumento de cordas brasileiro, a viola recebe aqui uma homenagem especial pelas mãos de Julio e Cassio que vêm, a partir dos anos 90, pesquisando sobre a sua “aura misteriosa”. Ao se juntarem ao percussionista Ricardo Hardmann, produziram, em 2008, o show Viola de arame que, desde então, vem circulando em importantes eventos e festivais de música instrumental brasileira.

“O CD Viola de arame é uma amostra desse trabalho musical experimental, inspirado nas diversas sonoridades da viola caipira brasileira”, explica Cássio Nobre. Os convidados especiais do álbum são os violeiros Rodrigo Caçapa (Recife/PE), Cacai Nunes (Brasília/DF) e José Humberto da Cruz, o "Zezinho da Viola" (São Francisco do Conde/BA), e os músicos Luciano PP, Laila Rosa e Gilmar Chaves.

SERVIÇO:
Lançamento – CD Viola de Arame
Artistas – Julio Caldas, Cássio Nobre e Ricardo Hardmann
Dia/hora – 22 de julho (sexta-feira), 19h.
Local – Livraria Cultura - Salvador Shopping (Av. Tancredo Neves, 2915. Tel: 3505-9050)
Entrada - franca

Nenhum comentário: