sábado, 30 de abril de 2011

PROGRAME-SE: FILOSOFIA CLÍNICA

CONVERSAS SOBRE FILOSOFIA CLÍNICA - uma nova abordagem terapêutica 



No próximo dia 20 de maio (sexta-feira), acontece na Livraria Saraiva (Espaço Castro Alves), do Salvador Shopping, às 19h30, a palestra Conversas sobre Filosofia Clínica – uma nova abordagem terapêutica, ministrada pelo professor Hélio Strassburger. O evento é promovido pelo Centro de Filosofia Clínica da Bahia - CEFICBA.
Diretor do Instituto Packter, do Rio Grande do Sul, Hélio Strassburger é filósofo clínico com consultório no Rio de Janeiro e Porto Alegre. Ministra aulas nas duas cidades e em Minas Gerais. Nessa palestra, além de dar esclarecimentos sobre o conceito e práticas dessa abordagem terapêutica, ele vai trabalhar: filosofia clínica e a redescoberta da singularidade, filosofia clínica – diálogos com a lógica dos excessos, filosofia clínica – poéticas da singularidade. Hélio Strassburger também vai ministrar um workshop aberto a alunos e ex-alunos da Bahia na especialização de Filosofia Clínica, além de estudantes e profissionais de Psicologia, Psicanálise, Psiquiatria e outros das áreas de educação e saúde, no Núcleo de Psicologia Social da Bahia, dia 21 de maio (sábado).
A Filosofia Clínica, criada e fundamentada pelo filósofo brasileiro Lúcio Packter, no final da década de 80 do século XX, é a filosofia acadêmica direcionada à clínica, realizada por filósofos graduados em faculdades de filosofia. Inúmeros filósofos clínicos atuam hoje no Brasil. Lúcio Packter veio à Bahia, em abril, onde deu continuidade a contatos que realiza por todo o país e outros lugares do mundo, articulando a implantando novos Centros de Filosofia Clínica, alguns conveniados com faculdades e universidades.
  
Outras informações sobre o palestrante:
- Coordenador de Filosofia Clínica na Secretaria Municipal de Saúde Mental em
  São João del Rei / MG, na Casa de Saúde Esperança (Hospital Psiquiátrico)
  em Juiz de Fora / MG, Museu do Inconsciente no Rio de Janeiro – RJ e
  Hospital Psiquiátrico Espírita em Porto Alegre – RS.
- Assessor de dezenas de ONG’s que atuam com comunidades carentes na
  região Sudeste.
- Autor de "Filosofia Clínica - poéticas da singularidade" e "Filosofia Clínica –
  diálogos com a lógica dos excessos", pela editora e-papers do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário: