sexta-feira, 22 de abril de 2011

Com a Palavra o Escritor - Mãe Stella de Oxossi



A ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, é a próxima convidada do projeto Com a Palavra o Escritor. O evento acontecerá no dia 27 de abril, quarta-feira, às 17 horas, no Café Teatro Zélia Gattai, que fica na Fundação Casa de Jorge Amado, Pelourinho.
O projeto, que em 2011 completa 17 anos, visa criar um espaço de aproximação, por meio de depoimentos informais, entre o público e escritores, críticos, historiadores e tradutores. Na ocasião, a sacerdotisa comentará sua trajetória como escritora e responderá a perguntas do público, fazendo um intercâmbio de ideias e experiências.
Mãe Stella de Oxóssi, religiosa respeitada no Brasil e no exterior, tem cinco obras publicadas e foi a primeira ialorixá a escrever livros e artigos sobre sua religião, o candomblé. Ela viajou várias vezes a África para aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura iorubá, que é basicamente oral, e conseguiu transformá-la em herança escrita.
Mãe Stella será apresentada por Yeda Castro, etnolingüista, doutora em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire, consultora Técnica em Línguas Africanas do Museu da Língua Portuguesa e membro da Academia de Letras da Bahia.

Confira a lista de livros escritos por Mãe Stella de Oxóssi:

"Daí Nasceu o Encanto" (em co-autoria)
"Meu Tempo é Agora"
"Oxóssi - O Caçador de Alegrias"
"Òwe - Provérbios"
"Epé Laiyé - Terra Viva"

| Serviço |

Com a Palavra o Escritor
Quando: 27 de abril, quarta-feira, às 17 horas
Onde: Café Teatro Zélia Gattai, na Fundação Casa de Jorge Amado, Pelourinho

Nenhum comentário: