terça-feira, 31 de agosto de 2010

Concerto Solistas Neojibá nesta quarta-feira


TEMPORADA 2010 - CONCERTO SOLISTAS NEOJIBÁ
Depois de contagiar plateias dos principais centros culturais do Brasil e da Europa, os músicos do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) voltam a se apresentar em Salvador. Neste 1° de setembro os instrumentistas da Orquestra Juvenil 2 de Julho (J2J), da Orquestra Castro Alves (OCA) e dos grupos de percussão e de metais se reúnem no palco do Teatro Castro Alves para seu primeiro concerto após a turnê na Europa e no Sudeste brasileiro.
Intitulado Solistas Neojibá, o concerto traz – pela primeira vez em suas apresentações regulares – os próprios músicos do Neojibá como solistas do concerto: o fagotista Abner da Silva Pinto, de 16 anos, e o clarinetista Adauri de Oliveira, 23. Os músicos têm se destacado desde a fundação do Neojibá: Abner aprendeu a tocar fagote em poucos meses executando aos 14 anos o solo do Pássaro de Fogo de Stravinsky em 2008. O macaubense Adauri foi aplaudido de pé pelas plateias na turnê da Europa e sudeste brasileiro, ao interpretar o solo inicial de Rhapsody in Blue, de Gershwin, de maneira impecável. Hoje eles se juntam para ficar à frente da J2J com o Concerto em Si bemol para clarineta, fagote e orquestra, de Carl Stamitz.
Outra ação inédita será a participação especial de alunos do projeto de coral desenvolvido no Colégio ICEIA, se apresentando com a OCA.
NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o Neojibá tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical, novas tecnologias e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento.
SERVIÇO:
O quê: Concerto Solistas Neojibá
Quando: 1° de setembro, às 20h.
Entrada: R$ 4,00 e R$ 2,00
Onde: Teatro Castro Alves.

Nenhum comentário: