quinta-feira, 4 de junho de 2009

Subúrbio festeja mais um ano de dinamização cultural

Em comemoração à reabertura do Centro Cultural Plataforma, o espaço realiza o III Festival das Artes – Caldeirão Cultural em Junho
Durante duas semanas, diversas atividades artístico-culturais marcam a comemoração de dois anos de reabertura do Centro Cultural Plataforma, espaço administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB. É o III Festival das Artes – Caldeirão Cultural, que acontece de 07 a 21 de junho e conta com a participação dos grupos de arte e cultura do Subúrbio Ferroviário de Salvador e convidados. A festa começa no próximo domingo (7), às 17h, com um bate papo sobre a atual crise econômica mundial e seus efeitos no dia-a-dia da população, seguido de um coquetel para convidados e a apresentação do grupo de Teatro Kulturart com o espetáculo Indecadência ou Morte.
Através de apresentações artísticas, debates, exibição de filmes, exposição e oficinas, os grupos festejam a dinamização do espaço que é gerido pela FUNCEB em parceria com o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio. De 2007 a maio de 2009, o Centro Cultural Plataforma acolheu 313 eventos de teatro, dança, música, cinema, entre outros, atingindo um público de 34.415 pessoas, em 612 apresentações. De acordo com Kátia Najara, Diretora de Espaços Culturais da FUNCEB, os festejos do Caldeirão Cultural refletem a simbologia da conquista por um espaço artístico-cultural na região do Subúrbio. “É um marco comemorativo do espaço, que esteve fechado por mais de dez anos e, após o movimento popular organizado, pôde ser reaberto. O Caldeirão comemora essa produção artística de Plataforma, que estimula e potencializa a cultura local”, analisa.Para Ana Vaneska Almeida, coordenadora do Centro Cultural Plataforma, o Caldeirão Cultural revela a diversidade cultural da região. "Ele simboliza a riqueza cultural presente no cotidiano do Centro, principalmente com sua reabertura", afirma a coordenadora, ressaltando que programação comemorativa “favorece a articulação entre os diferentes grupos e organizações locais em torno da arte e cultura”.
No Festival, será realizada também a Caminhada Cultural, ação que antecede os espetáculos. Entretanto, desta vez, a tradicional caminhada mudou de dia e inverteu o trajeto: a Caminhada Cultural encerra as atividades e ocorrerá no dia 21 de junho saindo da Praça São Brás em direção ao Largo do Luso (Av. Afrânio Peixoto), Plataforma. Para esta edição, os grupos começaram a se mobilizar desde janeiro. Uma das propostas para esse ano era a inserção do projeto Plataforma de Talentos, ideia surgida após manifestação da platéia no Caldeirão Cultural do ano passado, quando alguns dos espectadores participaram das apresentações que aconteciam no palco. O Plataforma de Talentos tem a finalidade de catalogar a produção cultural existente nos Subúrbios de Salvador, aproximar os grupos culturais da comunidade e do Centro e, dar um suporte técnico aos grupos que se apresentam.
SOBRE O CENTRO CULTURAL PLATAFORMA:
Depois de permanecer fechado por mais de 14 anos, o Centro Cultural Plataforma foi reinaugurado em 8 de junho de 2007. O espaço cultural tem capacidade para 203 pessoas, acomodação para cadeirantes, infra-estrutura de som, luz, projeção de vídeo, além de três salas para ensaios, três camarins, acessibilidade e sanitários adaptados para deficientes. Localizado no Subúrbio Ferroviário, o complexo recebeu um investimento oficial de R$ 1.813 mi. Por mais de 30 anos, a comunidade, através de lideranças culturais e populares, promoveu uma mobilização permanente, com manifestos, projetos e articulações políticas para recuperar o cine-teatro, que se tornou símbolo do movimento popular do Subúrbio.
SERVIÇO:
III Festival das Artes – Caldeirão Cultural
Quando: 07 a 21 de junho de 2009
Onde: Centro Cultural Plataforma - Praça São Braz S/N – Plataforma. Salvador - BA
Quanto: GrátisInformações: 71 3117 8106/ 71 3117 8104 [fax]

Nenhum comentário: