PROJETO “TOQUE IJEXÁ”
Os Afoxés levam os ritmos da musicalidade dos terreiros de candomblé para o carnaval, oriundo de lugar sagrado onde os descendentes dos africanos recriam sua religião tradicional dos orixás. A religiosidade é uma importante fonte de inspiração para os Afoxés, através da utilização de elementos africanos presentes nas línguas, nas musicas, na dança, na natureza, na estética, na maneira de vestir-se, ou seja, inspirado no viver africano, afirmando assim uma identidade especifica do negro.
Neste projeto “Toque Ijexá”, que tem o apoio financeiro do Fomento à Cultura – Fundo de Cultura, Secretaria da Cultural – SECULT, Secretaria da Fazenda – SEFAZ, através do Governo do Estado da Bahia, está reunido dez representantes desta cultura para apresentarmos ao publico o que de melhor estar preservado, formando assim uma rede de intercambio que tende valorizar e dar visibilidade a estas entidades, na perspectiva de desenvolver ações que possibilitem a criação de políticas publicas para assegurar a sobrevivência deste bem imaterial e a qualidade de vida de todos envolvidos com esta arte.
Durante o período da realização do projeto serão oferecidas 08 oficinas, para preservação dos cânticos e toques dos Afoxes. Estas oficinas serão realizadas no Espaço Cultural Filhos do Korim Efan, ladeira do Passo, n 26, todas as terças as 15h conforme calendário abaixo.
Estas oficinas serão ministradas, para pessos interessadas na preservação da cultura e participantes dos afoxes, teremos como mestre oficineiro para as oficinas percussivas o conceituado musico e Ogan do terreiro do Gantois "Cantuá" Gabriel Guedes dos Santos; e para as oficinas de preservação dos canticos, um dos mais velhos Alabes de Salvador, mestre Erenilton Bispo dos Santos do terreiro de Oxumare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário